Quer conhecer os pensamentos de uma pessoa?

Veja que tipo de emoção ela libera diariamente sobre o corpo, que saberemos o que ela pensa.

A psicologia Ayurvêdica

INTRODUÇÃO

A psicologia Ayurvêdica acredita que curar a mente e nosso corpo envolve curar a maneira como relacionamos com o mundo e nós mesmos. Tudo que sentimos deixa alguma marca em nossa mente. Todo sofrimento advém da ignorância da natureza da mente e de suas funções e os sofrimentos psicológicos acontecem pelo desenvolvimento de idéias falsas sobre o mundo e as pessoas.

É mais importante conhecermos a pessoa que a doença em si.
Todas as pessoas têm dentro de si todo conhecimento necessário para a cura, temos somente que ajudá-las a acessar essa fonte!

O primeiro passo em toda psicologia verdadeira é entender a mente e o modo como ela funciona.
• Qual é a natureza desse instrumento magnífico?
• Qual a sua relação com quem somos e com nosso corpo?

Cada um de nós se distingue de muitas maneiras, tanto física como mentalmente. A forma, o tamanho do corpo, o temperamento e o caráter de cada um apresentam variações, as quais podem afetar-nos a saúde e a felicidade. De modo parecido, as condições psicológicas favoráveis para uma pessoa possam não ser boas para uma outra. Exemplificando: A competição, pode estimular alguém a obter maiores realizações, mas por outro lado, pode também intimidá-lo e fazê-lo fracassar em seus objetivos.

Pela visão Ayurvêdica, se não compreendermos nossa constituição particular, nossa saúde se enfraquece e adoecemos.

OS NÍVEIS

A psicologia Ayurvêdica ocupa-se de 4 níveis de tratamento:

1) Humores biológicos – Equilíbrio de Vata, Pitta e Kapha
2) Essências Vitais – Fortalecimento do Prana, Tejas e Ojas,
3) Impressões – harmonia da mente e dos sentidos,
4) A possibilidade das funções apropriadas da consciência.

Há três tipos principais de Humores biológicos ou Doshas, em Sânscrito, são eles: Vata, Pitta e Kapha, e correspondem aos três grandes elementos do ar, do fogo e da água.

Cada um de nós possui os três doshas; contudo a proporção deles varia de acordo com o individuo. Comumente, um tipo de humor predomina, e deixa sua marca característica na nossa personalidade.

Doshas
Dosha” é uma palavra Sânscrita que significa “culpa” ou “transgressão”. Enquanto este é o sentido literal, no contexto de cuidado à saúde seria mais apropriado traduzir “Dosha” como as “forças, no corpo, que mais facilmente se desequilibram”.

Os três tipos constitutivos principais de Doshas são de Vata, Pitta e Kapha.

Vata, Pitta e Kapha apresentam no nível sutil uma energia vital.

Este regula a sensibilidade fundamental e a mobilidade do campo mental. O medo e angústia são seus principais desequilíbrios emocionais, que ocorrem quando sentimos que nossa energia vital de alguma forma está ameaçada ou comprometida.

Características Psicológicas de Vata:
Esses tipos são ágeis e velozes no pensamento, e apresentam interesses e inclinações instáveis. São falantes, informados, e intelectualizados; além disso, são capazes de compreender pontos de vista diferente; podem ser superficiais em suas idéias e pôr-se a falar sem objetivo definido. As pessoas tipo Vata sofrem, sobretudo com o medo, que é sua primeira reação a qualquer coisa nova ou estranha. Comumente são rebeldes e não gostam de ser líderes nem seguidores; entretanto, são também mais flexíveis, adaptáveis e aptos à mudança dos três tipos, quando compreendem o que precisam fazer.

Aconselhamento Vata:
Precisam acalmar e ter paz de espírito.
Estão o tempo todo buscando atenção e simpatia, em vez de aprimorar a capacidade de compreensão dos seus problemas.
Adoram receber conselhos, mas são incoerentes em segui-los. Precisam de muito tempo e paciência para mudar de fato, por isso devem fazer um tratamento lento e constante.

Rege a razão, a inteligência e o entendimento – a capacidade iluminadora da mente. Ele faz com que a mente perceba, julgue e discrimine. A raiva é seu principal distúrbio emocional, pois ela é impetuosa, nos enche de calor e ajuda a nos defendermos dos golpes que nos assentam de fora.

Características Psicológicas de Pitta:
Os tipos Pitta são inteligentes, perspicazes e têm discernimento. Têm um raciocínio agudo e vêem o mundo de modo claro e sistemático; no entanto, pelo fato de suas idéias serem brilhantes, podem ser dogmáticos, críticos ou hipócritas. São propensos a raiva, que lhes constitui a principal reação a acontecimentos novos e inesperados, e tendem a ser agressivos e dominadores. Podem ter pouca compaixão e ficam bastante intranqüilos ao ter que ouvir a opinião alheia.

Aconselhamento Pitta:
Os distúrbios psicológicos são moderados em Pitta, eles acham que sabem quem são e o que estão fazendo. Quando tem problemas, comumente encontram alguém ou algo em que por a culpa por não realizar seus objetivos. São inclinados a estar em guerra com eles mesmos e com os outros.
Provavelmente questionarão as qualificações de seu terapeuta e os dirá o que deve ser feito para ajudá-los.
Devem ser abordados com tato e diplomacia, pois não gostam que lhe dêem ordens tampouco que lhes digam o que fazer.

Rege o sentimento, a emoção, e a capacidade que a mente tem de se apegar à forma. Transmite serenidade e estabilidade, mas pode impedir o crescimento e a expansão. O desejo e o apego são seus desequilíbrios emocionais mais comuns.

Características Psicológicas de Kapha:
Os tipos Kapha tem um temperamento emotivo e, de um modo positivo, são muito amorosos, dedicados e leais. De um modo negativo, têm muito desejo, apego e podem ser possessivos ou gananciosos. Essas pessoas são românticas e choram com facilidade. São mais lentos na aprendizagem que os outros tipos, mas retém na memória o que aprendem.Uma vez motivados, podem ser coerentes e muito empenhados, apegando-se a tudo o que adquirem.
Texto baseado no livro “Uma visão Ayurvêdica da Mente” do Dr. David Frawley
Para saber mais venha fazer o curso conosco!

Aconselhamento Kapha:
Eles precisam ser estimulados e às vezes sofrer um abalo para que mudem.
Eles não entendem indiretas.
É preciso abordá-los de modo enérgico, determinado e coerente.
São inclinados aos vícios e a depressão, e tendem a negar o que estão vivendo.
Grande parte de seus problemas advém da emotividade excessiva, pois essa alimenta seus problemas.

Três essências Vitais

Essas são Prana, Tejas e Ojas, que chamaremos das três essências vitais. Elas são as essências positivas dos três humores biológicas que conservam a boa saúde. Enquanto o aumento dos doshas gera doença, o aumento das essências vitais gera boa saúde. Essas três forças são a chave para a vitalidade, a lucidez e a resistência necessárias para realmente nos sentirmos saudáveis, sem medo e confiantes.

Elas são construídos de 2 formas:
•Essências dos nutrientes: alimento, calor e ar.
•Impressões por meio dos sentidos.

É a energia sutil do ar como força fundamental por trás de todas as funções da mente e do corpo.
Conserva a harmonia, o equilíbrio e emoções.

É a energia sutil do fogo por meio do qual temos impressões e pensamentos.
Transmite coragem, tranqüilidade e vigor, o que nos permite empreender tarefas extraordinárias.

A energia da água como nossa reserva vital de energia, a essência do alimento dirigido, as impressões do pensamento.
Ojas transmite a paz, calma, e satisfação, ajuda e propicia todos os estados superiores de consciência.

Prana na vida de uma pessoa permite a ela agir e reagir aos desafios da vida.

Tejas possibilita a ela perceber e julgar corretamente as coisas.

Ojas transmite paciência e resistência, o que confere à pessoa estabilidade psicológica, sem ele temos angústia e fadiga mental.